PROJETO GUAPORÉ - RIBEIRINHOS
MISSÃO RENASCER
RONDÔNIA – BRASIL
Alcançando os não alcançados
PROJETO GUAPORÉ
Alcançando as comunidades do Vale do Guaporé!
É o principal veio intercultural no estado de Rondônia. Visa os povoados ribeirinhos do Guaporé, brasileiros e bolivianos. É um desafio de visão, finanças, paixão e envolvimento. O alvo é: levar o evangelho às comunidades na fronteira. A igreja surge como consequência da ação social e evangelística.
Ribeirinhos são os que nascem, crescem, vivem e morrem às margens dos rios. Eles estão por toda a Amazônia, nos pequenos e grandes rios. Vivem da caça, pesca e do que plantam. Não é um povo indígena, apesar de terem alguns costumes semelhantes, inclusive muito de sua aparência física. É o povo das águas. O ribeirinho conduz sua vida de acordo com o movimento das águas. Tarefas vitais como plantar, caçar e pescar, depende do movimento do rio.
A questão primordial que os difere do indígena é a cosmovisão. Vivem em pequenos grupos ou espalhados ao longo dos rios. Existem, hoje, mais de trinta mil pequenas comunidades ribeirinhas na Amazônia, e o desafio é grande: menos de três mil delas (10%) possuem a presença de um trabalho efetivo ou a assistência de alguma igreja evangélica.
Nas margens do Guaporé não é diferente. São inúmeros os povoados e insignificante a presença da igreja. Encontram-se no Guaporé os ribeirinhos, brasileiros e bolivianos, o que torna o desafio ainda mais amplo e também mais belo e fascinante, pois além do trabalho normal, há a fronteira do idioma e de costumes que diferem muito.
O Rio Guaporé está localizado no vale da região amazônica que leva o mesmo nome. Cruza os estados de Mato Grosso e Rondônia, dividindo o Brasil com a Bolívia. Suas principais características são: Carência médica, odontológica, saúde comunitária e, principalmente, a luz de evangelho puro, levado pessoalmente por aqueles que já o conhecem e amam. Suas características naturais são a beleza, a força, a expectativa do novo brotando.
Atuamos no Guaporé com projetos sociais e evangelísticos. Plantamos uma base de operações na comunidade boliviana de Remanso. Trabalhamos com equipes de férias e voluntários além do dia a dia da Missão. As distancias são longas e o único meio de transporte são as embarcações.
A comunidade de Remanso possui cerca de 400 famílias, sendo a maior numa grande fatia da fronteira. É povo simples, de fala espanhola e com toda a cultura ímpar do ribeirinho. Todo missionário entre esse povo necessita de uma preparação cultural. Atuamos com o povo ribeirinho há mais de 20 anos.
Contribuições a este projeto
Missão Renascer
Agencia 1504-0
Conta corrente 5553-0
Bradesco
Conheça e contribua:
FAÇA ALGO VIVO POR MISSÕES!





